16 de fevereiro de 2012

O Carnaval

 O Carnaval, teve a sua origem em festas romanas, com seus “Carros Navais” festejando conquistas ou outros feitos romanos. Depois, festas populares, no início de cada ano, fazendo críticas às autoridades da época. Daí começaram a aparecer as “Máscaras”, os mascarados. Mais tarde, na era cristã, os cristãos faziam festas antes dos quarenta dias, que depois tomaram o nome de Quaresma, iniciando uma preparação para a celebração da Páscoa. Como durante a Quaresma os cristãos deviam fazer penitência e observar a abstinência de carne, de início foi uma celebração religiosa, mas aos poucos, foi se degenerando também. Tornou-se no dito popular, a DESPEDIDA DA CARNE, no Latim, CARNE, VELEI! Ó carne, adeus! Daí se originou a palavra CARNAVAL.

O Carnaval, na sua origem, - não com este nome – era uma festa comemorativa de algum feito importante e, depois, na era cristã, um momento de preparação para a Páscoa. Hoje para muitos, ao que parece, o carnaval se tornou realmente uma festa da carne se contrapondo realmente à festa do espírito, da pessoa humana. *Este texto foi retirado da revista Toca de Assis, fevereiro de 2012.

Hoje a festa que antecede a Quaresma é nada mais do que um evento que visa exclusivamente o lucro daqueles que o organizam. E para obtê-lo não medem esforços ou conseqüências. Exibição de corpos nus, o sexo sem compromisso, o consumo excessivo de álcool e a exposição de crianças e adolescentes aos diversos tipos de drogas. Tudo isso mostra claramente a degradação da “festa”, porém, os males são muito bem camuflados pelo “eu tô que tô legal” da globeleza, pelos corpos sem roupas das “modelos” no comercial de cerveja, pela indústria de preservativos, e por péssimos prefeitos que vêem no carnaval o palanque ideal para conseguir mais votos.

Em contraponto, há alguns anos, tem sido organizado em muitas cidades do Brasil, os conhecidos retiros ou encontros de carnaval, inclusive aqui em Passos. E eis a razão deste texto: convidar você a participar do Retiro 2012.

Este ano o Retiro contará com momentos de louvor, apresentação musical, teatro, pregações e celebração da Santa Missa. São momentos que nos darão a oportunidade de reavivarmos a nossa fé, encontramos verdadeira e definitivamente com Deus. Quantas pessoas podem comemorar o fato de ter descoberto amigos em um retiro? Ou ainda recuperado o valor pela família? O Retiro é um lugar onde a alegria acontece.

Como relatado no início deste texto o carnaval não tem nada de novo, já existe há centenas de anos. E também não tem nada de diferente, uma vez que milhões de pessoas participam.
 

Fazer o Retiro de Carnaval é um grande desafio!

A novidade é participar de um Retiro e o radical é fazer algo que ainda é a minoria está fazendo. Se você é jovem e gosta de coisas novas e radicais a hora é agora. Ir para o retiro não é uma fuga das coisas ruins, é sim uma busca pelo bem que Deus tem para cada um de nós.




Nenhum comentário: