18 de janeiro de 2010

Catequese!


A Santa Missa


Jesus quis deixar para Igreja um sacramento que perpetuasse o sacrifício de sua morte na cruz. Por isso , antes de começar sua paixão , reunindo com seus apóstolos na ultima ceia , instituiu o sacramento da Eucaristia convertendo a o pão e o vinho no seu próprio corpo e deu de comer. ‘’Isto é o meu corpo que é dado por vós por todos ‘’(Luc 22,19) fez participar de seu sacerdócio os apóstolos e mandou-lhes que fizessem o mesmo em sua memória. Com isso instituiu seus apóstolos sacerdotes da nova aliança.

‘’Por eles a mim mesmo me santifico , para que sejam santificados na verdade’’(Jô 17,19). Somente os sacerdotes podem celebrar a Santa Missa, pois somente eles podem atuar personificando o Cristo, cabeça da Igreja.

A Santa Missa é ao mesmo tempo é inseparavelmente o memorial sacrifical no qual se perpetua o sacrifício da Cruz e o banquete sagrado da comunhão no corpo e no sangue do Senhor. Mas a celebração do Sacrifício Eucarístico está toda orientada para uma união intima dos fiéis com Cristo pela comunhão.Comungar é receber o próprio Cristo que se Deu por nos.
‘’ Em verdade, em verdade eu vos digo : Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o teu sangue, não tereis a vida em vós.’’ ( Jo6,53) insistentemente o Senhor nos convida a recebe-lo no sacramento da comunhão.

Devemos nos preparar para receber o Corpo e o Sangue do Senhor , por um exame de consciência , procurar receber o sacramento da reconciliação em caso de pecado grave. Observar o jejum prescrito pela Igreja que consiste em abster-se de tomar qualquer alimento ou bebida , pelo menos uma hora antes da Sagrada Comunhão, exceto água e remédios. Os doente e seus assistentes podem comungar mesmo tendo tomado algo na hora, imediatamente, anterior.

Alem de ser uma obrigação de assistir a Santa Missa aos domingos e nos dias festivos ao menos que esteja impedido por alguma grave causa é também um ato de amor que deve brotar naturalmente de cada cristão , como resposta agradecida frente ao imenso dom que significa que Deus se faça presente na Eucaristia
Recebe-lo diariamente restaura nossas forças como peregrinos neste mundo e os frutos desta comunhão é a nossa intimidade com Cristo , pois Ele mesmo disse: ‘’Quem come minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele’’(Jo6,56)
São reforçados os laços de amor entre o comungante e Cristo.
Toda vez que celebramos este mistério , opera-se a obra da nossa redenção e nós partimos um mesmo pão que é o remédio de imortalidade , antídoto para a vida eterna , mas vida eterna em Jesus Cristo( Sto Inácio de Antioquia)

4 comentários:

thalyson rodrigues disse...

Deus, na imensidão do Seu Amor, não poderia nos deixar só! Quis estar ao nosso lado todos os dias através da Santa Missa, a mais completa oração!
Quanto Deus nos espera para matar a saudade nossa por Ele e dEle por nós !!!
Como é bom saber que O Próprio Deus se preocupou conosco, em deixar-nos a Igreja, os Padres, o Santo Sacrificio da Missa...
Obrigado Senhor por tamanho Amor...

Julio Cesar disse...

Uma vez ouvi um pregador dizer que se todos soubessem o que realmente é a Santa Missa, faria filas na Igreja para participar de tão grande misterio...
E é verdade, e eu quero como um jovem renovado ter um amor cada vez maior pela Santa Missa.

A alegria do Senhor é a nossa força!

Hugo César disse...

Talvez se eu conseguisse me expressar em palavras o valor e o bem que me faz a Santa Missa,comungar o corpo e o sangue de Jesus, eu até arriscaria ... Mais é algo inexplicável!
Mas como diz o Pe Fábio " ... te receber em mim, eterniza minha vida" Que esse desejo a cada dia possa aumentar no nosso coração!

Vaninha disse...

Rosto divino do homem...
Rosto humano de Deus...
A Eucaristia é meu tudo, lindo saber que tenho um Deus que não quis estar ao meu lado, mas dentro de mim!